COMO CADASTRAR PROCEDIMENTOS, PROCESSOS DE GESTÃO DE RISCOS, OBJETIVOS DE SEGURANÇA E COMO ALCANÇÁ-LOS

Texto de Abertura:

E AI GALERA

NESSE VÍDEO EU VOU APRESENTAR O MÓDULO PLANEJAMENTO, COM RECURSOS E FUNCIONALIDADES PARA CADASTRAR DIVERSOS PROCEDIMENTOS, FAZER A GESTÃO DE RISCOS E CADASTRAR OS OBJETIVOS DE SEGURANÇA.

ESSE MÓDULO APRESENTA UMA SOLUÇÃO QUE É A ALMA DO SGS, FAZER A GESTÃO DE RISCOS.

O SISTEMA EXIBE A TABELA REFERÊNCIA DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO, PERMITE CADASTRAR OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO, EXIBE A MATRIZ DE RISCO EM CORES DISTINTAS, PERMITE CADASTRAR PERIGOS, CADASTRAR AVALIAÇÕES E TRATAMENTO DE RISCOS, E UMA FUNCIONALIDADE BEM LEGAL DE CADASTRAR O PLANO DE AÇÃO DOS TRATAMENTOS DE RISCOS.

ESSE MÓDULO TAMBÉM PERMITE CADASTRAR OBJETIVOS E METAS DE SEGURANÇA, LINKADO COM ITENS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA, O QUE DÁ UMA ENORME PRATICIDADE, ALÉM DE CADASTRAR PLANOS DE AÇÃO DE COMO ALCANÇÁ-LOS.
VAMOS NESSA, CONTINUE INTERPRETANDO/UTILIZANDO A NORMA TÉCNICA E O GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO SGS…

Texto do Tutorial:

OLÁ PESSOAL, ESSE TUTORIAL É SOBRE O CADASTRO DE PROCEDIMENTOS, GESTÃO DE RISCOS, OBJETIVOS DE SEGURANÇA E COMO ALCANÇÁ-LOS.

VEM NO MÓDULO PLANEJAMENTO E CLIQUE EM PROCEDIMENTOS.

NA PÁGINA DE LISTAGEM, CLIQUE EM +. NA PÁGINA DE EDIÇÃO, NOMEIE, DESCREVA O PROCEDIMENTO, É POSSÍVEL FAZER O UPLOAD DE IMAGEM E FORMALISAR AQUI A VERSÃO.

VEJA AQUI NA DESCRIÇÃO QUE É UM CAMPO NO FORMATO HTML, ONDE É POSSÍVEL EDITAR UTILIZANDO VÁRIOS RECURSOS E TAMBÉM POSSIBILITA RECEBER FORMATOS DE OUTROS TIPOS DE DOCUMENTOS, COMO DO WORD, POR EXEMPLO. UM CAMPO DE EDIÇÃO EM FORMATO HTML É BEM VERSÁTIL.

BOM, VOLTANDO AQUI PRA TELA DE LISTAGEM DE PROCEDIMENTOS.

É POSSÍVEL CADASTRAR DIVERSOS PROCEDIMENTOS DE ACORDO COM O PORTE E NECESSIDADE DE CADA ORGANIZAÇÃO.

AQUI UM EXEMPLO DE PROCEDIMENTO DO PAE. DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO E AQUI EM BAIXO, IMAGEM ANEXADA DO FLUXOGRAMA. BOM, VAMOS VOLTAR AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM DE DOCUMENTOS, PROCEDIMENTOS NÉ.

E OUTRO DE PROCEDIMENTO DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO. AQUI A DESCRIÇÃO DO PROCEDIMENTO

BOM, SOBRE GESTÃO DE RISCOS, VEM AQUI NO MÓDULO PLANEJAMENTO, GESTÃO DE RISCOS E CLICA EM CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS, O SISTEMA EXIBE AUTOMATICAMENTE A ESCALA DE PROBABILIDADE, DE 1 A 5, E A ESCALA DE CONSEQUÊNCIA, DE 1 A 5. E AQUI EMBAIXO EXIBE A TABELA DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DE 1 A 25, RESULTANTE DO CRUZAMENTO DAS ESCALAS.

BOM, VOLTANDO AQUI NO MÓDULO PLANEJAMENTO, GESTÃO DE RISCOS, VEM AQUI E CLICA EM MATRIZ E AVALIAÇÃO DE RISCOS.

VAI ABRIR A PÁGINA DE LISTAGEM DE CRITÉRIOS DO ESCOPO.

PRA ESTABELECER OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE RISCOS, CLIQUE AQUI EM EDITAR NESSA LINHA, VAI ABRIR A TELA DE EDIÇÃO DOS CRITÉRIOS DO ESCOPO.

É AQUI QUE A ORGANIZAÇÃO DEFINE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA RISCOS ACEITOS, ACEITOS TEMPORARIAMENTE E RISCOS NÃO ACEITOS.

DEPOIS DE INSERIR OS NÚMEROS, CLIQUE EM ATUALIZAR.

VALE RESSALTAR QUE O SISTEMA ESTÁ PARAMETRIZADO PARA REPRESENTAR OS CRITÉRIOS DEFINIDOS EM CORES, E O INTERVALO NUMÉRICO ENTRE UM CRITÉRIO E OUTRO DEVE RESPEITAR O PRÓXIMO NÚMERO MÚLTIPLO SUBSEQUENTE.

EXEMPLO, SE O CRITÉRIO DO RISCO ACEITO FOR MENOR OU IGUAL A 6, O PRÓXIMO NÚMERO MÚLTIPLO SUBSEQUENTE É O 8. ENTÃO, O RISCO ACEITO TEMPORARIAMENTE DEVE SER MAIOR IGUAL A 8.

SE O RISCO ACEITO TEMPORARIAMENTE FOR ATÉ 12, O PRÓXIMO NÚMERO MÚLTIPLO SUBSEQUENTE É O 15, DAÍ O CRITÉRIO PARA RISCOS NÃO ACEITOS DEVE SER MAIOR IGUAL A 15 E AUTOMATICAMENTE MENOR OU IGUAL A 25.

FIQUE ATENTO A ISSO PRA NÃO DESESTABILIZAR A PARAMETRIZAÇÃO DO SISTEMA, BLZ?

DAÍ, OLHA QUE LEGAL, CLICANDO EM DETALHES, O SISTEMA ABRE A PÁGINA DE VISUALIZAÇÃO DA MATRIZ DE RISCO, EXIBINDO EM VERDE O NÍVEL DE RISCO ACEITO, EM LARANJA RISCOS ACEITOS TEMPORARIAMENTE E EM VERMELHO RISCOS NÃO ACEITOS.

BOM, VOLTANDO AQUI NA TELA DE LISTAGEM DE CRITÉRIOS DO ESCOPO, TEM ESSA FUNCIONALIDADE PRO CADASTRO DE PERIGOS, QUASE QUE UMA ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS.

CLICA NO BOTÃO PERIGOS.

AQUI NA PÁGINA DE LISTAGEM DE PERIGOS, CLIQUE EM +. NA PÁGINA DE EDIÇÃO, PREENCHA OS CAMPOS E NOTE QUE O SISTEMA DISPÕE ESSE SELECT BOX AQUI Ó PRA DAR UMA CLASSIFICADA NO PERIGO OBSERVADO. CASO QUEIRA SELECIONAR MAIS DE UM ITEM, PRESSIONE A TECLA CONTROL.

VOLTANDO AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM, SEGUEM UNS EXEMPLOS.

VEJA QUE ESSA FUNCIONALIDADE PERMITE CADASTRAR PERIGOS UM A UM E POR ETAPAS DA ATIVIDADE, POSSIBILITA SER MAIS PRECISO NESSA IDENTIFICAÇÃO PODENDO PENSAR ATÉ MESMO NO PERIGO/CAUSA.

OU FAZER UM INVENTÁRIO GERAL DE PERIGOS PARA TODAS ETAPAS.

LEGAL AQUI EM CIMA O SISTEMA CARREGA AS INFORMAÇÕES DO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DE RISCOS.

BOM, VOLTANDO AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM DE CRITÉRIOS DO ESCOPO, CLIQUE NO BOTÃO AVALIAÇÃO DE RISCOS PRA CADASTRAR O INVENTÁRIO.

NA PÁGINA DE LISTAGEM DE AVALIAÇÃO DE RISCOS, PARA CADASTRAR AVALIAÇÃO E TRATAMENTO DE RISCOS CLIQUE EM +.

NA PÁGINA DE EDIÇÃO, VEJA QUE TEM DUAS ABAS, UMA DE AVALIAÇÃO E OUTRA DE TRATAMENTO DE RISCOS. NA ABA AVALIAÇÃO, PREENCHA OS CAMPOS. AQUI, SELECIONA A PROBABILIDADE E AQUI, A CONSEQUÊNCIA. AQUI O SISTEMA CALCULA AUTOMATICAMENTE, NÃO PRECISA INFORMAR.

E AQUI OPÇÕES DE TRATAMENTO, CASO NECESSÁRIO.

JÁ NA ABA TRATAMENTO DE RISCOS, CASO NECESSITE, PREENCHA OS CAMPOS PARA TRATAMENTO. AQUI É BEM LEGAL QUE PERMITE SUBIR IMAGEM ANTES E DEPOIS DO TRATAMENTO.

BOM, VOLTANDO PRA TELA DE LISTAGEM DE AVALIAÇÃO DE RISCOS VAI EXIBINDO TODO INVENTÁRIO, OLHA QUE LEGAL.

VEJA ESSE EXEMPLO DE AVALIAÇÃO DE RISCO COM TRATAMENTO, COM IMAGEM DE ANTES E DEPOIS.

SHOW NÉ

VAMOS VOLTAR AQUI PRA TELA DE LISTAGEM DE AVALIAÇÕES DE RISCO.

BOM, OUTRA FUNCIONALIDADE BEM LEGAL É ESSA AQUI, DE CRIAR UM PLANO DE AÇÃO DE TRATAMENTO DE RISCOS. CLIQUE EM PLANO DE AÇÃO, VAI PRA PÁGINA DE LISTAGEM. CLIQUE EM + E CADASTRE A AÇÃO, PREENCHA OS CAMPOS, DETERMINE AQUI OS PRAZOS E GERENCIE O STATUS.

BOM, VOLTANDO AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM DE PLANO DE AÇÃO, VEJA COMO FICA ESSE EXEMPLO.

VOLTANDO AQUI PRA TELA DE LISTAGEM DE AVALIAÇÃO DE RISCOS, AQUI TEM O BOTÃO DE CLONAR QUE AJUDA DEMAIS A GANHAR TEMPO E AGILIDADE, PRINCIPALMENTE EM AVALIAÇÕES DE RISCOS ONDE HÁ DIFERENTES PROBABILIDADES E CONSEQUÊNCIAS PRO MESMO PERIGO.

AQUI ESSE CAMPO DE PESQUISA TAMBÉM PODE SER BEM ÚTIL, OLHA SÓ, SE COLOCAR AQUI POR EXEMPLO, DESLOCAMENTO, O SISTEMA FILTRA AVALIAÇÕES SOMENTE DESSA ETAPA.

PRA VOLTAR, CLIQUE AQUI EM CIMA NESSE BOTÃO.

BOM, ENTÃO CONTINUANDO, VAMOS PARA OBJETIVOS DE SEGURANÇA E COMO ALCANÇÁ-LOS.

NO MÓDULO PLANEJAMENTO, CLIQUE EM OBJETIVOS E METAS. NA PÁGINA DE LISTAGEM, CLIQUE EM +.

NA PÁGINA DE EDIÇÃO, PREENCHA O OBJETIVO E QUANTIFIQUE A META. AQUI EXIBE OS ITENS DA POLÍTICA DE SEGURANÇA QUE FORAM CADASTRADOS LÁ NA POLÍTICA, LEMBRA. PORQUE A NORMA ORIENTA QUE OS OBJETIVOS DE SEGURANÇA ESTEJAM ASSOCIADOS COM A POLÍTICA DE SEGURANÇA. MAIS UM RECURSO QUE FACILITA, AGILIZA E GANHA TEMPO.

VOLTANDO AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM DOS OBJETIVOS E METAS.

BOM, OUTRA FUNCIONALIDADE É ESSA AQUI, DE CRIAR O PLANO DE AÇÃO. CLIQUE EM PLANO DE AÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS, VAI PRA PÁGINA DE LISTAGEM. CLIQUE EM +. CADASTRE A AÇÃO, PREENCHA OS CAMPOS, DETERMINE OS PRAZOS E GERENCIE O STATUS.

VOLTANDO AQUI PRA PÁGINA DE LISTAGEM DO PLANO DE AÇÃO

FICA ASSIM, OBJETIVOS E METAS E AQUI A LISTAGEM DO PLANO DE AÇÃO.

MARAVILHA, SOBRE O MÓDULO PLANEJAMENTO É ISSO, FRENTE FORTE, VAMOS NESSA…

Texto de Encerramento:

BOM PESSOAL, NESSE TUTORIAL EU MOSTREI COMO CADASTRAR PROCEDIMETOS, DIVERSOS RECURSOS E FUNCIONALIDADES PRA FAZER UMA COMPLETA GESTÃO DE RISCOS E COMO CADASTRAR OS OBJETIVOS DE SEGURANÇA E PLANOS DE AÇÃO DE COMO ALCANÇÁ-LOS

ESSE MÓDULO LIDERANÇA CORRESPONDE AO REQUISITO 6 DA NORMA TÉCNICA, PLANEJAMENTO.

É IMPORTANTE DESTACAR O SUB REQUISITO 6.1.3 QUE TRATA DOS REQUISITOS LEGAIS, QUE SÃO AS NORMAS, LEIS, DECRETOS E OUTROS REQUISITOS QUE TRATAM DA LEGISLAÇÃO PERTINENTE À EMPRESA E A OFERTA LEGAL DO PRODUTO DE TURISMO DE AVENTURA.

DAÍ SEGUE UMA DICA EIM…. VOCÊ PODE CRIAR E CADASTRAR UM PROCEDIMENTO, ANEXAR NO SISTEMA AS LEIS, NORMAS, DECRETOS E OUTROS REQUISITOS LEGAIS COMO DOCUMENTOS EXTERNOS, COMUNICAR E REGISTRAR ESSES PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZANDO A FUNCIONALIDADE CONTROLE DE REUNIÕES NO MÓDULO OPERAÇÃO.

COM CERTEZA IRÁ EVIDENCIAR QUE SUA EMPRESA ATENDE ESTE REQUISITO.

PRA TODA AÇÃO, TEM UM LUGAR NO SGS, ENTENDER ISSO É MUITO IMPORTANTE.

ESPERO MAIS UMA VEZ QUE TENHAM GOSTADO, SE ESTÁ SENDO ÚTIL PRA VOCÊ, DEIXE SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE COM OS AMIGOS.

NO PROXIMO VÍDEO, VOU APRESENTAR OS MÓDULOS APOIO E DOCUMENTOS, QUE CORRESPONDEM AO REQUISITO 7 DA NORMA.

VOCÊ VAI ENTENDER COMO CADASTRAR OS CRITÉRIOS DE COMPETÊNCIA, FAZER O CADASTRO E CONTROLE DE PROFISSIONAIS DA EQUIPE, SUBIR DIPLOMAS E CERTIFICADOS DE CURSOS, E COMO CADASTRAR DOCUMENTOS INTERNOS E DOCUMENTOS EXTERNOS.

AH, VOU DAR DICAS DE COMO TRABALHAR OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E CONSULTA COM PESSOAS ENVOLVIDAS, UTILIZANDO OUTROS RECURSOS E FUNCIONALIDADES DO SISTEMA.

CONSULTE SEMRE A NORMA TÉCNICA E O GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO. VAMOS NESSA…

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Assim como nós, você acredita que pra uma aventura ser legal, ela precisa ser segura também? Então ajude-nos a divulgar essa causa em suas redes sociais:
[DISPLAY_ULTIMATE_SOCIAL_ICONS]

Envie-nos sugestões de conteúdo:

WhatsApp
Idiomas