A prioridade de um sistema de gestão da segurança é gerenciar riscos e preservar vidas. Os sistemas de gestão incluem estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter política, objetivos e metas de segurança.
Na medida em que sua empresa adota a gestão da segurança como política e cultura de seu negócio, passará a sistematizar e controlar suas atividades e produtos. Assim, incorporará práticas de gestão de riscos para promover atividades de turismo de lazer e aventura de forma segura e responsável.
O Diagnóstico SGS é uma ferramenta de auto avaliação para que você possa conhecer os requisitos de implementação e manter seu sistema de gestão em conformidade com a norma técnica ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de aventura – Sistemas de gestão da segurança – Requisitos.
Além disso, irá te orientar e mensurar os resultados da implementação do seu SGS, funcionando como um indicador de performance e desempenho.
METODOLOGIA
O Diagnóstico SGS foi desenvolvido a partir do que está previsto pela Norma ABNT NBR ISO 21101 – Turismo de aventura – Sistemas de gestão da segurança – Requisitos. O formato escolhido busca sensibilizar você enquanto empresário ou líder de turismo de aventura sobre a importância da adoção de procedimentos voltados a gestão do SGS.
Além disso, introduz conceitos e posiciona a organização em relação às práticas que atendem aos requisitos da Norma, realizando uma radiografia constante do estágio de evolução dessas organizações.
Cada uma das questões do diagnóstico possui cinco tópicos, que ajudarão a identificar as áreas onde devem ser feitos os aprimoramentos e mensuração da evolução da empresa durante o processo de implementação da Norma.
Apenas uma das alternativas atenderá plenamente ao requisito da Norma. As demais, apresentam situações possíveis em que a empresa poderá se enquadrar durante o processo de implementação do SGS.
As questões trazem um texto introdutório destacando uma informação útil a ser considerada, referente aos respectivos requisitos da Norma ABNT NBR ISO 21101. Você deverá selecionar a ação que melhor descreve sua abordagem para aquele tema ou que mais se aproxime dela.
Este diagnóstico foi adaptado da Auto Avaliação do Sistema de Gestão da Segurança, fornecido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, durante o Programa Aventura Segura, em 2007. Um programa do Ministério do Turismo e Sebrae Nacional.
SEJA HONESTO NA SUA AUTO AVALIAÇÃO!